terça-feira, 27 de outubro de 2015

O que é ENGENHARIA DE SOFTWARE?

Mas o que é Engenharia de Software?

Engenharia de que...? Hã? Que bicho é esse? Será que morde?
Pode parecer engraçado, porém essa é a reação de praticamente todas as pessoas que me perguntam qual o curso que estou cursando. Pois é, muita gente não conhece, e nem sabe o que é a Engenharia de Software.


Pois bem, primeiramente, você sabe o que é "Engenharia"?



Segundo o dicionário do Google, Engenharia é a "aplicação de métodos científicos ou empíricos à utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano." em outras palavras, é um "conjunto de atividades e funções de um engenheiro, que vão da concepção e do planejamento até a responsabilidade pela construção e pelo controle dos equipamentos de uma instalação técnica ou industrial."

Ou seja, Engenharia é o processo de criação de um projeto, que possui suas etapas, que vão desde a concepção do que será feito e do planejamento de como será feito, até a construção de determinada coisa que está em processo de engenharia.

O que é um Software?

Segundo Pressman, um software consiste em:
  1. Instruções (programas de computador) que, quando executadas, fornecem características, funções e desempenho desejados; 
  2. Estruturas de dados que possibilitam aos programas manipular informações adequadamente; 
  3. Informação descritiva, tanto na forma impressa como na virtual, descrevendo a operação e o uso dos programas;


Software não é apenas o programa, mas também toda a documentação associada e os dados de configuração necessários para fazer com que esses programas operem corretamente. SOMMERVILLE, 2011 

E o que é a Engenharia de Software?

Basicamente, o próprio nome já diz o que é. Trata-se da Engenharia de um Software, ou seja, é o processo de criação de um software, em outros termos, é um conjunto de atividades que vão desde a concepção e planejamento de um software até a criação do mesmo.

Engenharia de Software é uma área completamente voltada para a "computação", ela está diretamente ligada as especificações de desenvolvimento, e a manutenção de softwares (programas), com isso, ela é sempre aplicada à organização e qualidade do software.

Podemos simplificar tudo isso em, especificação, desenvolvimento, gerenciamento e a evolução de softwares.

A Engenharia de Software é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde os estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema, depois que ele entrou em operação. 
SOMMERVILLE, 2011 


Quais as áreas de conhecimento da Engenharia de Software?

Segundo o SWEBOK (Guia do Conjunto de Conhecimentos em Engenharia de Software - em breve faremos uma postagem sobre o que é o SWEBOK, e a importância dele para a Engenharia de Software.) as áreas de conhecimento de Engenharia de Software são:

  1. Requisitos de Software.
  2. Projeto de Software.
  3. Construção de Software.
  4. Teste e Validação de Software.
  5. Manutenção de Software.
  6. Gerenciamento das Configurações Pessoais do Software.
  7. Gerenciamento da Engenharia de Software.
  8. Processos de Engenharia de Software.
  9. Ferramentas Específicas e Métodos de Engenharia de Software.
  10. Qualidade e Controle dos Softwares.


Bem, espero que com este artigo, esclareçam algumas dúvidas sobre a Engenharia de Software, qualquer dúvida, critica, sugestão, comente. :)


Esse artigo foi baseado no livro Engenharia de Software - por Roger S. Pressman, Engenharia de Software - por Ian Sommerville e no SWEBOK v.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário